Passeio 60+

Organizados para os mais idosos, estes passeios já se tornaram tradição na actividade regular da Associação. Todos os anos, diferentes destinos aguardam os participantes, que já passaram desde o Mosteiro da Batalha, até ao Lugar dos Afectos. O Passeio é normalmente oferecido pela Associação, com o apoio da Câmara Municipal do Cartaxo e Junta de Freguesia, mediante inscrição prévia e com lotação de lugares.

Em 2012, em conformidade com anos anteriores, pretende-se que esta iniciativa seja acompanhada de alguma actividade de angariação de fundos, com o fim de serem usados em prol dos projectos da associação.        

 

Crianças do Mundo

Este é um Projecto que tem como objectivo a comemoração do dia da criança. Pretende ser uma actividade realizada com um grupo de crianças específico, de alguma instituição ou conjunto de famílias, no intuito de suprir algumas das suas necessidades materiais (ex. vestuário), educativas e afectivas. Além disto, e acima de tudo, pretende-se oferecer um dia divertido a estas crianças, com muitas surpresas. Poderá estar intimamente ligado aos projectos Roupeiro Social, Casa Amiga ou Apadrinhar Sorrisos.

 

Projecto “EducArte”

Com início organizativo em 2009, este Projecto concretizou-se com sucesso no ano de 2011 e terá este ano a sua terceira edição.

 “EducArte” pretende uma aliança entre a Arte e o Lúdico como meios de Reabilitação e Integração Social e consiste num projecto que dinamiza um conjunto de Workshops em diversas áreas lúdico/pedagógicas, destinados a crianças entre os 6 e os 12 anos de idade, com algum tipo de deficiência ou incapacidade, do concelho do Cartaxo.

Pretende-se que estes Workshops promovam os direitos destas crianças, contribuindo para a aquisição de novas competências  e garantam o desenvolvimento de políticas de habilitação, reabilitação e participação.

           

Roupeiro Social

 O Roupeiro Social trata-se de uma actividade regular semanal, e constitui uma das mais importantes manifestações do apoio social prestado pela Associação. Prevê-se a expansão desta actividade no ano de 2012, e respectiva remodelação/expansão do espaço, de forma a adaptar-se às crescentes exigências da população alvo. Este era o grande objectivo do ano transacto, contudo a conjectura económica não permitiu a sua total realização. Pretende-se que 2012 marque de forma positiva este projecto.

Mais do que a mera entrega da roupa, cada vez mais o Roupeiro Social é chamado a resolver questões familiares urgentes, cuja resolução articula com o projecto Casa Amiga.

 

Casa Amiga

“Casa Amiga” é um projecto constituído com o objectivo de complementar o trabalho do Roupeiro Social e, desta forma, colmatar as maiores necessidades materiais das famílias que a ele recorrem.

Este projecto visa cobrir as necessidades de mobiliário e outras utilidades para a habitação (atoalhados, roupa de cama, equipamento de aquecimento, material de apoio à maternidade, entre outros) de algumas famílias, na sua maioria situações urgentes de penúria.

Este projecto, incentiva também ao voluntariado e apoio social no nosso concelho, uma vez que incentiva à doação deste tipo de bens pelos nossos munícipes, em troca da recepção da nossa mascote, um porta-chaves em forma de casa. Os bens angariados junto da população serão posteriormente doados a título definitivo, ou a título de empréstimo.

 

Aqui há Natal

 “Aqui há Natal” consiste num projecto de índole variável, a realizar durante a quadra natalícia. Pode constituir desde um projecto de animação em instituições específicas até à distribuição de presentes por famílias carenciadas de zonas específicas e carenciadas do concelho. De frisar que o público-alvo desta actividade consistirá preferencialmente em grupos de crianças ou idosos.

 

Apadrinhar sorrisos

 Através do projecto “Aqui há Natal” desenvolvido em 2010, em que cada sócio apadrinhou uma criança com dificuldades, pretende-se dar continuação a esta ideia, dando especial atenção a este grupo de crianças em datas como: aniversário, Páscoa, Natal e regresso às aulas. São datas que marcam a vida de qualquer criança e que pretendemos tornar mais especiais. Pretende-se aumentar o número de crianças apadrinhadas em 2012, continuando a marcar de forma especial a vida das crianças do nosso concelho.

 

Almoço de Reis com Afilhados

Através do projecto “Aqui há Natal” desenvolvido em 2010, em que cada sócio apadrinhou uma criança com dificuldades, travaram-se algumas relações entre as famílias apadrinhadas e o GAJIC. Pela primeira vez far-se-á um convívio, em que padrinhos e afilhados poderão finalmente conhecer-se e formar laços mais fortes. Tratar-se-á de um almoço convívio em que partilharemos com estas famílias uma refeição quente e alguns momentos de afecto  e divertimento.

 

2.ªas Jornadas da Solidariedade

Pelo segundo ano consecutivo, e porque a primeira edição deste projecto foi bastante frutífera, pretendemos realizar as 2.ªas Jornadas da Solidariedade, de modo a  despertar o concelho do Cartaxo para o s temas do voluntariado, solidariedade e para os objectivos da nossa Associação.

Genericamente, pretende-se que seja um dia de actividades como uma caminhada solidária, um almoço e alguma animação.

No espaço existirão tendas para que a população possa fazer os mais variados donativos (ex. vestuário, utilidades da habitação, donativos monetários) e que, acima de tudo, possam conhecer o trabalho da associação GAJIC.

Existe a possibilidade de parcerias com outras associações de solidariedade social para este projecto.

 

Participação CLASC (Conselho Local Acção Social)

Apesar de não ser uma iniciativa da Associação, não pode deixar de ser referido o empenho que o GAJIC – Associação Intervenção Social e Cultural tem no combate à pobreza e na resposta às necessidades sociais locais, aconselhando e trabalhando com os seus parceiros sociais sempre que necessário e possível.

 

Retiro de Carnaval

Com a duração de dois dias, este é um retiro onde é privilegiado o tempo de recolhimento da vida comum e onde são desenvolvidas actividades que formam os participantes sobre diversos aspectos teológicos, filosóficos ou morais.

 

Encontro com Jovens das Catequeses do Cartaxo

O GAJIC pretende relacionar-se com os jovens da nossa paróquia, trabalhando com eles e fomentando neles a vontade de continuar nesta caminhada e o gosto de trabalhar para os outros. Deste modo, pretendemos realizar um dia  de partilha, convívio e reflexão. É também posta a possibilidade de se juntarem a esta iniciativa as turmas de Religião Moral e Católica da Escola Secundária do Cartaxo.

 

Dia Vicarial

A Associação irá participar este ano na comemoração do dia da Vicararia Sul, através da exploração de um bar nestas comemorações.

 

Participação na Procissão do Senhor dos Passos  e participação na Procissão de S. João Batista

Como nos anos transactos, o GAJIC pretende integrar estas procissões, que fazem também parte da vivencia da paróquia a que pretendemos.

 

Publicação “PEGADAS”

Tendo em vista a necessidade de divulgação das actividades da Associação foi iniciada em 2010 a publicação trimestral de um Boletim de seu nome “Pegadas” e continuado este trabalho com sucesso em 2011.

Em 2012 pretende-se continuar esta publicação melhorando a sua qualidade e quantidade de informação. Esta publicação gratuita é difundida em papel para o público em geral e em formato digital  para as instituições.    

Apesar de ter inerente alguns donativos monetários, pretende-se que estas edições passem também a ser patrocinadas por empresas locais.

 

Site

Uma outra forma de se dar a conhecer a Associação foi a criação do site da Associação em 2010, cujo conteúdo e apresentação gráfica se pretende que evolua neste ano de 2012: www.gajic.webnode.com .