O G.A.J.I.C nasceu a dezoito de Setembro de mil novecentos e noventa e cinco como grupo de jovens da paróquia do Cartaxo, significado dado pela sua sigla – Grupo de Acção Jovem da Igreja do Cartaxo.

O grupo nasceu com o objectivo de crescer na fé, ajudando o próximo e confraternizando com os membros do grupo na descoberta de Cristo no mundo. Projecto inicial de jovens recentemente crismados, procuraram dar continuidade ao percurso de catequese dos jovens do Cartaxo. Desenvolveram actividades de acção social e formação, sem nunca esquecer a animação necessária a um grupo de jovens voluntários que se entrega totalmente à missão de amar o próximo mais pobre. Ainda hoje muitas dessas actividades continuam activas e perduram ano após ano.

Como o grupo não dispunha de personalidade jurídica, apesar da existência de órgãos e estatutos, decidiu em reunião geral de associados aprovar um estatuto definitivo e adquirir personalidade jurídica nos termos da Lei Portuguesa, vindo a concretizar-se aos vinte e três dias do mês de Fevereiro do ano de dois mil e sete.

Já identificada como pessoa colectiva nº 507 950 640,e com a denominação GAJIC – Associação de Intervenção Social e Cultural, a Associação prosseguiu os seus fins de apoio social e adquiriu estabilidade institucional, que lhe permitiu relacionar-se com outras entidades dentro do seu campo de acção.

No ano de dois mil e nove, respondendo aos anseios dos seus membros e da comunidade paroquial, o GAJIC decidiu obter o reconhecimento canónico da sua personalidade jurídica, constituindo-se definitivamente como Associação Privada de Fiéis.

Objectivo:

 

Segundo os novos estatutos aprovados, a Associação tem por objectivo principal a intervenção no âmbito da acção social, desenvolvendo acções da protecção dos cidadãos na velhice e invalidez e todas as situações de falta ou diminuição de meios de subsistência ou de capacidade para o trabalho; apoio a crianças e jovens, apoio à família, apoio à integração social e comunitária, abrangendo o espaço de acção a freguesia e concelho do Cartaxo e como objectivos secundários intervir no âmbito desportivo e cultural.